quinta-feira, 1 de março de 2012

Comparação do modelo OSI e TCP/IP

Geralmente, as três camadas mais acima do modelo OSI (aplicação, apresentação e sessão) são consideradas como uma única camada (aplicação) no modelo TCP/IP. Isso porque o TCP/IP tem uma camada de sessão relativamente leve, consistindo de abrir e fechar conexões sobre TCP e RTP e fornecer diferentes números de portas para diferentes aplicações sobre TCP e UDP. Se necessário, essas funções podem ser aumentadas por aplicações individuais (ou bibliotecas usadas por essas aplicações). Similarmente, IP é projetado em volta da idéia de tratar a rede abaixo dele como uma caixa preta de forma que ela possa ser considerada como uma única camada para os propósitos de discussão sobre TCP/IP.











Camadas do modelo TCP/IP

Camada 4 - Aplicação

Esta camada faz a comunicação entre os aplicativos e o protocolo de transporte. Existem vários protocolos que operam na camada de aplicação.




Camada 3 -  Transporte

 Esta camada é responsável por captar os dados enviados pela camada de aplicação e transformá-los em pacotes, a serem repassados para a camada de Internet.






Camada 2 - Internet

Esta camada é responsável pelo roteamento de pacotes, isto é, adiciona ao datagrama informações sobre o caminho que ele deverá percorrer.







Camada 1 - Rede

 Esta camada é responsável por enviar o datagrama recebido pela camada de Internet em forma de um quadro através da rede.


Objectivos do modelo TCP/IP

O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP). Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior.






Encapsulamento

O encapsulamento empacota as informações de protocolo necessárias antes de passar pela rede. Assim, à medida que o pacote de dados desce ou sobe pelas camadas do modelo OSI, ele recebe cabeçalhos e outras informações.

As camadas do modelo OSI


A camada de aplicação fornece mecanismos de comunicação de alto nível, orientados para as aplicações.

Especifica como uma aplicação em particular utiliza a rede. Por exemplo a especificação do FTP, SMTP.








Os dados são convertidos para um formato universal.

 Estes protocolos são necessários porque diferentes fabricantes de computadores utilizam representações internas diferentes.









Estabelecimento de sessões de comunicação entre duas partes.

Especificações para segurança e autenticação.











Transferência fiável de dados.


Endereçamento ao nível dos processos e  controlo de fluxo.













Atribuição de endereços e encaminhamento de pacotes através da rede.










Organização dos dados em pacotes e transmissão dos pacotes pela rede.














Equipamento básico de rede.

Características mecânicas, eléctricas e funcionais da interface física entre sistemas.




Quais os objectivos do modelo OSI


O Open Systems Interconnection Reference Model  (OSI) permitiu estabelecer uma referência para  o desenvolvimento de equipamentos por parte dos diversos fabricantes.


O modelo OSI forneceu um conjunto de  conceitos muito importantes, que  serviram de referência a todas as  evoluções técnicas no domínio das redes  de comunicação.